sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Cubram-se que a frente fria chegou e o vale vai inundar.

Eu sou muito criterioso e gosto de apontar o dedo pra falar das coisas. Os defeitos daquilo que quero apontar sempre aparecem muito mais que as características positivas. Pode ser porque rola um exagero ou porque as coisas ruins possuem um destaque natural. Quando alguém comete uma besteira, sempre rola um efeito maior que quando alguém faz uma boa ação ou algo incrível. É natural que as partes negativas tomem um maior lugar.
Eu não gosto de São Paulo e o mundo inteiro sabe disso. Há muitos motivos pra desgostar daqui, como o trânsito, a pressa das pessoas, não ser uma cidade litorânea, etc. Talvez isso tenha começado há uns anos, já que quando eu era menor eu não tinha amigos. Os poucos que eu tinha, não tinham nada a ver comigo. Nunca tive amigo de prédio ou de rua, todos eram da escola. Minha escola era de riquinho e eu não era um desses. A gente tinha uma televisão lá em casa e eu assistia TV Manchete com meu irmão. Mais precisamente Cavaleiros do Zodíaco. Minha mãe gravava todos os episódios em fitas. Meus amigos da escola não sabiam o que era Cavaleiros do Zodíaco. Eu ficava maluco querendo saber o que eles faziam da vida senão assistir esse desenho, já que era a única coisa que eu vivia fora da escola. Eu não tinha assunto com meus amigos direito por causa disso, então no final a gente brincava de correr, pular, esconder, mas nunca conversava direito. Até que chegava as férias.
Minha infância inteira era passada em família (natural). A diferença é que eu tenho primos ligados à família da minha mãe que cresceram comigo. Eu era o caçula até ter feito sete/oito anos, que foi quando eu ganhei um priminho mais novo. Todas as férias eu passava com meus primos. E eles sim conheciam aquilo tudo que eu conhecia. Meus primos eram meus amigos que eu poderia conversar sobre aquilo que eu gostava e assistia. Dá até pra fazer uma escada com nossas idades, do mais velho até mim. A gente se divertia muito, criávamos poderes para cada um de nós e não parávamos por nada. O problema era quando chegava o final das férias e eles tinham que ir embora. Éramos seis, contando com meu irmão. Mas todos eles moravam em São Paulo. Eu odiava aquele sotaque de quando eles chegavam e gostava do jeito que ele ficava quando estavam perto de partir. Era triste. Todas as férias em Friburgo ou na casa da minha avó (que é onde eu moro atualmente) era o grupo de primos se divertindo juntos.
Talvez eu tenha começado a sentir uma ponta de raiva de São Paulo por causa disso. Essa cidade me tirava meus primos-irmãos de mim. As pessoas que eu mais me identificava quando criança. E sem contar com o fato de eu ser carioca e ter toda aquela rivalidade cultural que a sociedade reflete.
Teve uma época que eu estava todo voltado pro meio-ambiente e essa coisa pró-ativa. Não que eu não me preocupe agora, continuo fazendo a minha parte, mas foi uma época que eu realmente me preocupava. Eu comecei a estudar essa coisa de chuva ácida e etc. E nas escolas eles sempre pegava São Paulo como exemplo. Mostrando exatamente como não se deve fazer. Uma cidade suja, com ar nocivo e uma chuva capaz de corroer a lataria de um carro. Mais coisas para serem adicionadas.
Mas a lista de coisas que eu não gosto por aqui não para. Aliás, ela é bem grande. Tão grande que se eu começar a falar, esse texto não terá fim porque sempre me lembrarei de mais alguma coisa. Mas eu sei que posso falar das coisas que gosto daqui. Das coisas que só quando eu venho pra cá eu me lembro. Que as coisas funcionam. Que aqui você se sente num meio mais sério. Uma cidade mais séria.
São Paulo me lembra trabalho. Me lembra que você não pode bobear ou ficar parado. A cidade é bem viva e você sempre vê alguém indo atrás de algo. O metrô daqui é perfeito comparado ao lixo que é o do Rio. Pela falta de praia, parques e outros lugares são mais frequentados. Gostaria que no Rio os parques fossem melhor tratados e frequentados. Temos mil lugares maravilhosos mas as pessoas se esquecem. Só existe a Lagoa e a praia. São Paulo é um lugar ideal pra quem quer se dar bem e subir no trabalho. Há chances e opções. É um lugar para se ganhar bem e ganhar nome. As pessoas podem ser menos carismáticas em alguns aspectos, mas em outros, elas são muito receptivas. Basta saber o que você quer. E querendo ou não, é uma cidade organizada. Meio labiríntica, mas organizada.
Eu não morro de amores por SP e meio mundo sabe disso. Aliás, acho que as pessoas já estão até de saco cheio de eu estar falando disso tão frequentemente. Mas não mostrei o lado bom e gostaria de falar que tem realmente um lado bom. Como tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário