segunda-feira, 23 de março de 2009

Fórmula da Vida

Antes de mais nada, gostaria de relatar a meu leitor que sou ficcionado por Física. Tenho paixão por esta matéria e, por conta disso, associações com fórmulas é um dos melhores modos que tenho pra representar algumas coisas que quero dizer. Essa "fórmula" foi feita por mim durante uma aula de Geografia no ano passado. Eu escrevi pensando no jeito de passar o que quero dizer, ao invés de escrever certo, portanto o maior erro de redação é encontrado durante a explicação teórica dela.
Mas antes de apresentar a equação, tenho que dar uma breve explicação de módulo. Não que sejam leigos, é que é para mais fácil entendimento e exemplificação.

Um módulo de um número é a quantidade desse número, a "distância" que esse numero tem até o zero. Por exemplo, o módulo de dois é igual a dois,pois é a quantidade que ele aparece, tal como o módulo de menos dois é igual a dois.
|2| = 2 e |-2| = 2

O melhor jeito de explicar isso é colocando em uma reta:
_,_,_,_,_,_

-2-1 0 1 2

Do zero, andando pra frente, pulamos dois espaços pra chegar ao dois, tal como do zero até o menos dois. Agora então deve estar claro. Vamos à equação.

O sofrimento sempre anda junto da felicidade, esperando a hora de roubar a cena e despedaçá-la. Ao aceitar a felicidade, você está aceitando incondicionalmente o sofrimento, pois nada dura pra sempre. Ele alguma hora irá atacar sua felicidade e te quebrará em dois.
Porém, a felicidade não vem apenas por um meio, e sim por vários, (e com ela, vem a mesma quantidade de sofrimento), então se alguma geradora de grande felicidade aparecer, é necessario pensar bem antes de aceita-la, pois com ela virá o mesmo módulo de sofrimento. Mas se você não arrisca, não vive. Viver é ser feliz e ser triste, ter experiências e passar por várias situações.


Portanto, temos, após isso:
F = Felicidade
S = Sofrimento
V= Viver
Com base no texto, nós podemos dizer então que:
|F| = |S|
Mas na vida, o único modo que realmente funciona para aprendermos as coisas, é pela experiência, portanto:
Xp = Experiência
E então:

V = F + S +xp
Então como aprendemos pela experiência, passamos por tantos momentos felizes quanto sofridos, logo:
xp = F x S
Logo, se você não arriscar nada em sua vida, têm-se XP = 0, portanto:
V= 0 + 0 + 0

O que se entende que, se você não arrisca, você não vive. Se não arrisca, não ganha experiência.
Sofrer é viver. Ser feliz é viver. Faz parte do ser humano sofrer para aprender as coisas, e ser feliz para desfrutá-las. E ambas são necessárias para você ser vivo, já que ambas andam juntas, com um mesmo módulo.

3 comentários:

  1. Essa equação é foda e não há horário melhor para filosofar sobre a mesma que não seja às 3 e 40 da madrugada.

    ResponderExcluir
  2. A fórmula faz sentido, é bonitinha e tudo o mais. MAS FÍSICA SUX. FÍSICA É UMA MERDA! DDDDDDDDD:

    ResponderExcluir
  3. porem, nem sempre a quantidade de sofrimento e a mesma de felicidade.

    ResponderExcluir