terça-feira, 16 de novembro de 2010

Maria das Redações, oh felicidade.

Meu nome é Matheus e eu tenho 18 anos. Não sou novo mas também não sou velho. Não sou alto, mas também não sou meio termo, por dedução: Sou baixo. Não vou puxar sua perna enquanto você estiver dormindo por que tenho mais o que fazer. Não gosto de me ocupar fazendo brincadeiras enquanto os outros dormem, a não ser que eu esteja numa viagem com amigos e a gente queira sacanear alguém.


Quando a gente percebe que a nossa vida chega num novo patamar é quando nós percebemos que tudo aquilo que a gente tem está prestes a mudar. Não esperava sentir o que estou sentindo, essa sûbita vontade de querer me esforçar para alcançar uma vaga. Achei que eu fosse deixar de lado e que isso não fosse me afetar tanto, ledo engano meu. Estou correndo atrás do que deixei passar e estou me esforçando ao máximo para conquistar o que eu quero no momento. Acho que cheguei no ponto, depois dessa historinha.

Querer no momento

Eu não quero uma coisa que eu já quis e não quero agora. Eu não quero algo que ainda não sei se quero ou não. Eu só quero aquilo que no momento estou com vontade de ter. Faz sentido, eu acho.
Eu não vou atrás de comida quando não estou com fome. Eu não vou atrás de algum jogo quando não estou afim de jogar. Eu não ligo meu computador quando não estou afim de mexer (mas isso é muito impossível de acontecer). Desejos são tão momentâneos que se não nos satisfazemos rápido eles somem. Desejos, vontades e outros sinônimos bonitos para essas palavras quando elas detêm o mesmo significado.
Eu não estou muito na vontade de soltar o dedo e escrever textos grandes ou muito completos, apenas queria citar os prazeres da vida e o modo que atingimos a felicidade de forma paulatina.
A felicidade não é facilmente alcançada e todos sabem disso, mas podemos curtir um pouco dela a cada momento que atingimos nosso objetivo atual. Apesar de ser meio Carpe-Diem o que estou falando, acho que dá pra pegar o insight.
Não quero criar um exército de lunáticos que só querem curtir a vida e não ligar pros deveres. Apenas acho que se ligar demais nas obrigações vão fazer dos humanos cada vez mais infelizes. Trabalho, trabalho, trabalho, estudo, estudo, estudo, agilidade, agilidade, agilidade.
Só não confundam objetivos do coração com objetivos profissionais. Seu sonho pode até ser um engenheiro, advogado, médico, puta, whatever. Mas você quer ter esse sonho para ser feliz e continuar se divertindo ao longo da vida ou apenas quer isso para ocupar seu tempo e fazer você sorrir cada vez menos ao longo do dia?

3 comentários:

  1. Seu post me fez pensar em 3 coisas... Primeiro, fiquei feliz por vc estar se esforçando. Sua dedicação está estranhamente impulsionando a minha tbm -q. Segundo, eu lembrei de The Sims quando vc começou a falar dos desejos, que têm de ser realizados rapidamente, senão eles somem. É exatamente assim q aconteçe no jogo. Btw, as vezes eu fico puto por perder alguns... Enfim, terceiro, eu lembrei do tema da Redação da UFRJ, na qual eu acho que fui maravilhosamente bem <3
    Enfim, gostei do seu post.

    ResponderExcluir
  2. "Mas você quer ter esse sonho para ser feliz e continuar se divertindo ao longo da vida ou apenas quer isso para ocupar seu tempo e fazer você sorrir cada vez menos ao longo do dia?"
    Gostei do texto, principalmente dessa última frase, fiquei pensando nisso.

    ResponderExcluir
  3. Trabalho, trabalho, trabalho, estudo, estudo, estudo, agilidade, agilidade, agilidade. Virgulas representam pausas.
    Li isso alguma vez, em algum lugar.

    Towanda, é do filme Tomates Verdes Fritos : )

    ResponderExcluir